Feridinha no colo uterino. Devo me preocupar?

Quando eu tinha uns 16 anos minha ginecologista em uma revisão falou que eu tinha uma ferida no colo uterino. Naquela época não tinha Internet pra pesquisar sobre o assunto e os médicos nem faziam questão de explicar o porque das coisas. Eu só tinha tido um parceiro na época e ele também era virgem, aí passei a desconfiar horrores dele achando que tinha rolado traição. Mas será que essa feridinha é adquirido pelo contato sexual?!

A feridinha de colo uterino ou raladura tem nome técnico de ectopia de colo uterino e é visualizado a olho nu durante um exame ginecológico com abertura do espéculo, aquele “bico de pato” que a médica usa para abrir o canal e visualizar o interior.

O Canal deve estar livre de feridas, ter coloração uniforme, não ter cheiro forte e pode ter presença de muco, mas não de corrimento. O colo uterino é o fundo do canal vaginal e deve ser rosado como o da foto a seguir

O que acontece no caso da feridinha é que está superfície rosada fica avermelhada e mais sensível, aumentando assim as chances de contrair alguma DST, de sangrar durante o sexo, de produzir mais secreção que o normal e de sentir desconforto no fundo vaginal. Esse avermelhado acontece principalmente por influência hormonal em mulheres jovens, que usam anticoncepcional, nas gestantes.. realmente é algo muito frequente e você não precisa se abalar se acontecer contigo. Na foto a seguir você pode ver a diferença do colo com ectopia.

Olhando assim parece ser super sensível e doloroso né? Só que a maioria tem e nem desconfia.

Na época fiz cauterização dessa feridinha apesar de não ter queixas. Aliás, acabei fazendo 3 vezes pois voltava já que tem influência hormonal. Sua médica vai te orientar se tiver realmente necessidade de algum procedimento, muitas ginecologistas acabam deixando já que a chance de voltar é grande. Depois que eu parei de usar pílula nunca mais tive.

Em mim o procedimento doeu pra caramba, foram umas cólicas fortes. Acredito que doeu mais pelo medo que eu estava sentindo do que pelo procedimento em si. Tenho pacientes minhas que fazem e relatam um leve desconforto.

Certamente você conhece alguém que teve e achava que era uma doença sexualmente transmissível. Agora você pode transmitir esse conhecimento pro mundo!

9 comentários Adicione o seu

  1. Tatiane disse:

    Eu conheci sua página no Insta há poucos dias e estou amando! Quero conhecer mais sobre o meu corpo, quebrar os tabus que adquiri com a criação de que “não pode nada”. Muito obrigada por nos abrir a mente e nos trazer conhecimento! 😀

    Curtir

  2. R Carneiro disse:

    Quem tem ou já teve pode usar o DIU? Sem ter feito essa calterização?

    Curtir

    1. Se for só a ectopia sim, sem problemas!

      Curtir

  3. Isadora disse:

    Oii! Eu tive! Tenho 20 anos e descobri esse problema depois de ter pequenos sangramentos com a troca do anticoncepcional! No dia foi horrível, o médico pediu o papanicolau e a transvaginal pq tinha suspeitas de DST. Quando contei pra minha mãe ela fez um escândalo dizendo que eu tinha HPV e ia virar câncer e tal. Fiquei extremamente abalada, quando meus exames saíram tava tudo ok , e minha ectopia foi causada por alterações hormonais… Foi um alívio saber a causa, enfim fiz a cauterizacão ( não dói, é desconfortável pelo medo que dá). Aí usei um creme vaginal cicatrizante por mais ou menos um mês e já tá tudo bem =). Que bom que falou nesse assunto… E muito pouco abordado.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Bruna disse:

    Isso apareceu na primeira prevençao, com 19 anos. Também só tinha tido um parceiro. Meu gineco decidiu so acompanhar pra ver se crescia. Com uns 26 anos, ele disse que tava começando a ter sinais de cicatrizaçao. Hoje tenho 28 e nao tem mais nada. Nunca cauterizei. Sumiu sozinha mesmo

    Curtir

  5. Erica disse:

    Eu fiz o preventivo com uma médica que me deixou muito nervosa falando que essa ferida podia virar .câncer que eu tinha que fazer logo a cautetizacao.porém fui em outra médica e ela me passou 2 pomadas com 6 meses não tinha mais nada de ferida

    Curtir

    1. É cada uma que se passa nessa vida né?!

      Curtir

  6. Priscila disse:

    Boa noite, estou com feridinha no colo do útero e a médica pediu pra fazer colposcopia mesmo sem sair o resultado do papanicolau, devo ficar preocupada ?

    Curtir

    1. O papanicolau tem foco no HPV e a colposcopia permite ampliar a imagem do colo e ver como estão as células.. faz direitinho os exames

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s